Zelensky vira alvo de piada por fingir não ter eletricidade em seu escritório

Enquanto a Ucrânia atravessa uma crise energética que deixa milhões sem luz ou aquecimento durante o inverno, o líder de Kiev é acusado de capitalizar politicamente sobre a situação.

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, se tornou alvo de piadas após supostamente manipular fotografias para simular um apagão em seu escritório, em meio à crise energética que afeta milhões de ucranianos.

Zelensky publicou na quarta-feira (21) imagens em que aparece em seu gabinete às escuras durante uma reunião online com autoridades regionais. Contudo, a imagem da videoconferência visível na tela de seu computador mostrava uma situação bem diferente: nela, o escritório de Zelensky aparecia perfeitamente iluminado, de maneira que até um fotógrafo estaria visível ao fundo da sala.

Essa discrepância gerou confusão nas redes sociais, onde muitos acusaram o líder do regime ucraniano de manipular deliberadamente as fotos para criar a aparência de um apagão e projetar uma determinada imagem de sua liderança.

O deputado ucraniano Yaroslav Zhelezniak também zombou de Zelensky e deu um conselho à sua equipe de relações públicas. "Se realmente desejam tirar uma foto sem luz, é recomendável apagar todas as luzes do escritório e verificar se a tela não mostra o fotógrafo na imagem da câmera".

Zhelezniak também observou que o edifício da presidência está muito frio, não por falta de aquecimento, mas por ser muito antigo. Nessa linha, mencionou que Zelensky anda de camiseta no escritório, o que significa que o ambiente está bem aquecido, ou que é aquecido pelo 'amor do povo'", ironizou.