Notícias

Assessor de Putin comenta convite de Trump para integrar Conselho de Paz

Yuri Ushakov afirmou que Moscou está disposta a destinar recursos de ativos russos congelados nos EUA ao financiamento do órgão.
Assessor de Putin comenta convite de Trump para integrar Conselho de PazMarkus Schreiber

A Rússia sinalizou disposição para destinar US$ 1 bilhão ao orçamento de um eventual Conselho de Paz a partir de ativos russos congelados nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pelo assessor do presidente Vladimir Putin, Yuri Ushakov, após o encerramento das negociações realizadas na noite de quinta (22) para sexta-feira (23) no Kremlin com uma delegação norte-americana.

Segundo Ushakov, outros recursos das reservas congeladas nos EUA poderão ser utilizados na reconstrução de territórios afetados pelo conflito, após a assinatura de um tratado de paz entre Rússia e Ucrânia. Ele acrescentou que as discussões sobre o tema continuarão no âmbito do grupo bilateral responsável por questões econômicas.

Para conhecer o plano de Trump para Gaza em detalhes, leia nosso artigo.

O presidente Vladimir Putin agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo convite para participar do Conselho de Paz. De acordo com Ushakov, o Ministério das Relações Exteriores foi encarregado de analisar a documentação recebida, consultar parceiros estratégicos e, posteriormente, apresentar uma resposta oficial.

Trump reagiu de forma positiva à manifestação russa. "Se utilizarem seus próprios recursos, ótimo. Acredito que seja importante contar com a participação de todos", declarou o presidente norte-americano.