Xi reforça parceria estratégica com o Brasil em conversa com Lula

Em chamada telefônica, o diálogo abordou cooperação internacional, cenário geopolítico instável e atuação conjunta em fóruns multilaterais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone na quinta-feira (22) com o presidente da China, Xi Jinping, segundo com a agência estatal chinesa Xinhua. Durante o diálogo, o presidente chinês afirmou que Brasil e China devem atuar de forma conjunta para ampliar a cooperação estratégica e defender os interesses dos países em desenvolvimento.

Xi destacou que os dois países compartilham responsabilidades diante de um cenário internacional marcado por instabilidade e disputas geopolíticas, ressaltando a importância de ações coordenadas em favor de uma ordem internacional mais equilibrada, baseada no multilateralismo.

Segundo a agência chinesa, o presidente pediu aos dois países que se "posicionassem firmemente do lado certo da história" e defendeu o fortalecimento do papel das Nações Unidas e a promoção da equidade nas relações globais, com atenção especial ao crescimento dos países emergentes.

Ainda na conversa, Xi Jinping afirmou que a China pretende manter uma relação próxima com a América Latina e o Caribe, ampliando parcerias e estimulando cooperação econômica em diferentes setores. Até o momento, o governo brasileiro não comentou oficialmente o teor da ligação.