'Construtivas e extremamente francas', diz assessor de Putin sobre reunião entre Rússia e EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, se reuniu com o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff.

O conselheiro presidencial russo Yuri Ushakov forneceu detalhes sobre o encontro de Vladimir Putin nesta quinta-feira (21) com o enviado da Casa Branca, Steve Witkoff. Segundo Ushakov, a reunião entre o mandatário russo e o representante em Washington foi bem-sucedida.

"As negociações duraram aproximadamente quatro horas e foram construtivas e informativas, e eu diria extremamente francas e baseadas na confiança", afirmou.

"Eu diria que o encontro entre o presidente russo e os representantes americanos teve como foco específico a obtenção de informações sobre os resultados dos contatos dos americanos com os ucranianos e parceiros europeus. E então, juntos, definiram os parâmetros para ações futuras", acrescentou Ushakov.

Conforme confirmado, a primeira reunião trilateral de segurança entre os EUA, a Rússia e a Ucrânia acontecerá na sexta-feira (23) em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos). A delegação russa será chefiada por Igor Kostyukov, chefe da Diretoria Principal do Estado-Maior das Forças Armadas.

Quem participou da reunião?

Delegação russa:

Delegação dos EUA: 

Witkoff afirmou na última quarta-feira (21) que iria se encontrar com o presidente russo por iniciativa de Moscou e destacou que houve "muito progresso nas últimas seis a oito semanas" no processo de negociação.