O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insinuou nesta quinta-feira (22) a possibilidade de concorrer a um quarto mandato, publicando uma mensagem na qual comemorava "números recordes em todos os aspectos" e questionava: "Devo tentar um quarto mandato?"
Trump fez o comentário na rede social Truth Social e gerou repercussões políticas imediatas, já que a Constituição norte-americana limita a reeleição presidencial a dois mandatos.
Trump já havia flertado publicamente com a ideia de estender sua permanência na Casa Branca e, nos últimos meses, sinais disso apareceram em seu círculo político — incluindo roupas de campanha com referências a 'Trump 2028' —, embora sem um mecanismo claro para contornar a regra constitucional sem uma reforma.
A possibilidade de um novo mandato presidencial exigiria uma emenda à Constituição, um procedimento excepcional que demanda maiorias qualificadas no Congresso e ratificação pelos estados. Portanto, o anúncio é interpretado mais como uma provocação política e um gesto para sua base eleitoral do que como um plano legalmente viável a curto prazo.