Putin se reúne com enviado especial de Trump para discutir a paz na Ucrânia

O enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, chegou à Rússia em visita oficial.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se reúne nesta quinta-feira (22) com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, que chegou a Moscou a pedido da Rússia, juntamente com o genro de Donald Trump, Jared Kushner.

Os dois representantes de Washington aterrissaram no aeroporto de Vnukovo, em Moscou, por volta das 22h35 (horário local). Eles fazem parte da equipe do governo norte-americano que trabalha para promover um acordo de paz que coloque fim ao conflito na Ucrânia.

A reunião conta também com a presença de Kirill Dmitriev, enviado especial da Administração Presidencial da Rússia e CEO do Fundo Russo de Investimento Direto, Yuri Ushakov, conselheiro presidencial russo, e Josh Gruenbaum, conselheiro da Casa Branca e comissário do Serviço Federal de Aquisições dos Estados Unidos.

Na quarta-feira (21), Witkoff enfatizou que "progressos significativos foram feitos nas negociações com a Rússia em relação à Ucrânia".

O presidente russo, por sua vez, indicou que pretende discutir com Witkoff a questão da participação no Conselho de Paz, para o qual Moscou está preparada para alocar US$ 1 bilhão em ativos russos congelados durante o governo anterior dos EUA, "dada a relação especial da Rússia com o povo palestino".