O Brasil se consolidou como um dos principais destinos internacionais em 2025, de acordo com dados divulgados no Barômetro Mundial do Turismo, relatório da ONU Turismo publicado na terça-feira (20).
O país apresentou crescimento de 37% nas chegadas de visitantes estrangeiros em comparação a 2024, superando mercados turísticos como Egito (20%), Marrocos (14%) e Ilhas Seychelles (13%).
O desempenho posiciona o Brasil como o país com maior crescimento entre os principais destinos globais. Segundo o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, esse resultado é reflexo da atratividade única do país.
"O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo e isso atrai o desejo do turista de fora, de conhecer as nossas belezas, a nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes neste ano", afirmou.
O relatório da ONU Turismo revela que mais de 1,5 bilhão de turistas viajaram internacionalmente em 2025, número cerca de 60 milhões superior ao de 2024. No mesmo período, o Brasil recebeu 9,3 milhões de visitantes internacionais, superando a meta de 6,9 milhões estabelecida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o avanço é resultado direto da estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior.
"Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos e o mundo olha para o Brasil com desejo e confiança. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é fruto de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos. Reposicionamos o país no mundo, valorizando nossa diversidade, sustentabilidade e experiências únicas", disse.
Outro fator apontado como determinante para o desempenho brasileiro é a ampliação de rotas aéreas e o fortalecimento de políticas voltadas ao turismo sustentável.
De acordo com Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, "de acordo com o Barômetro Mundial da ONU Turismo, enquanto as Américas cresceram 1% e a América do Sul avançou 7% em 2025, o Brasil se destacou com um crescimento de 37% nas chegadas internacionais", pontuou.
"Esse resultado não é episódico: reflete um posicionamento consistente do país, apoiado pela ampliação de rotas, qualificação de produtos e alinhamento com políticas de turismo sustentável", concluiu.
Segundo o governo, o resultado confirma o turismo como um dos pilares do desenvolvimento econômico brasileiro, contribuindo para a geração de empregos e para o fortalecimento da imagem internacional do país, além de apontar um cenário promissor para os próximos anos.