Notícias

Zelensky anuncia reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia nos Emirados Árabes Unidos

O líder do regime ucraniano explicou que as negociações deverão ocorrer nos próximos dois dias.
Zelensky anuncia reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia nos Emirados Árabes UnidosGettyimages.ru

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (22) que conversas trilaterais entre representantes da Rússia, Estados Unidos e Ucrânia serão realizadas nos Emirados Árabes Unidos. As conversas, que deverão durar dois dias, vão começar amanhã, esclareceu o líder ucraniano.

"Acontecerá amanhã e depois de amanhã. Sim, serão dois dias de reuniões nos Emirados", declarou Zelensky durante um debate no Fórum Econômico Mundial em Davos.

"Espero que os Emirados estejam cientes disso. Às vezes, temos surpresas desse tipo vindas dos EUA", ironizou.

"Não sei, os russos precisam estar dispostos a fazer concessões porque, como você sabe, todos precisam estar preparados para isso, não apenas a Ucrânia. E isso é importante para nós", concluiu.

As declarações de Zelensky foram feitas logo após uma reunião no dia de hoje com o presidente dos EUA, Donald Trump, à margem do Fórum de Davos. O encontro durou menos de uma hora e ocorreu a portas fechadas, sem a presença da imprensa.

  • Em 15 de janeiro, Trump descreveu o líder ucraniano como o principal obstáculo para um acordo de paz no conflito com a Rússia, com o que o Kremlin concordou.
  • Moscou tem insistido reiteradamente que está disposta ao diálogo para resolver o conflito ucraniano. O presidente russo enfatizou que, em primeiro lugar, é necessário garantir a segurança da Rússia a longo prazo, sendo indispensável eliminar as causas fundamentais do conflito, entre elas a expansão da OTAN, que Moscou interpreta como uma ameaça, e a violação dos direitos da população de língua russa na Ucrânia.