
'O Agente Secreto' é indicado ao Oscar de Melhor Filme

O cinema brasileiro volta a ser destaque internacional com a indicação de "O Agente Secreto" ao Oscar de Melhor Filme. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o thriller político ambientado no Recife dos anos 1970 recebeu quatro indicações na edição de 2026 da principal premiação do cinema mundial, empatando o recorde alcançado por Cidade de Deus em 2004.
Além de concorrer ao prêmio de Melhor Filme, a produção disputa também nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator, para Wagner Moura. A cerimônia acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, com apresentação do comediante Conan O'Brien.

"O Agente Secreto" coloca Wagner Moura na pele de Marcelo, um professor que desembarca na capital pernambucana em pleno 1977 fugindo de ameaças em São Paulo para tentar reencontrar o filho.
O longa de Kleber Mendonça Filho é um thriller de atmosfera densa que acerta ao transformar o carnaval e a paisagem urbana em um cenário de vigilância e paranoia, funcionando como um jogo de gato e rato onde as lendas locais e o medo da ditadura se misturam, entregando uma obra que é, ao mesmo tempo, um drama familiar comovente e um suspense pop de tirar o fôlego.
‼️"O Agente Secreto" é indicado ao Oscar de MELHOR FILMEURGENTE: https://t.co/hU1413SES3pic.twitter.com/gFaCjUuLHR
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 22, 2026
A indicação à categoria principal marca um novo capítulo para o cinema brasileiro, que em 2025 conquistou sua primeira estatueta com "Ainda Estou Aqui", vencedor como Melhor Filme Internacional. Desta vez, "O Agente Secreto" amplia a visibilidade da produção nacional ao ocupar espaço entre os principais títulos do ano, em uma premiação tradicionalmente dominada por produções norte-americanas.
