O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (22) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que, em apenas um ano, graças ao seu governo, o mundo alcançou maior prosperidade, segurança e paz, resolvendo inúmeros conflitos que, segundo ele, sequer eram amplamente conhecidos.
"O mundo é mais rico, mais seguro e muito mais pacífico hoje do que era há apenas um ano", declarou. "Apagamos todos esses incêndios. Muitas pessoas, inclusive eu, nem sequer sabiam que algumas dessas guerras existiam."
A este respeito, o mandatário americano afirmou ter encerrado oito guerras em nove meses. Entre os conflitos resolvidos, mencionou especificamente os confrontos entre Camboja e Tailândia, Kosovo e Sérvia, República Democrática do Congo e Ruanda, Paquistão e Índia, e Israel e Irã. Observou ainda que seu governo está trabalhando para resolver as divergências entre Egito e Etiópia.
Trump também enfatizou a longevidade de alguns desses conflitos, observando que eles já duravam "em um caso, 32 anos, em outro, 35 anos; e, em outro, 137 anos". Dirigindo-se à plateia, fez questão de mencionar que muitos dos líderes envolvidos nesses acordos estavam presentes.