Notícias

'Deveríamos sair da OTAN?': Meloni destaca falta de opções para 'reagir com firmeza'

A primeira-ministra italiana afirmou ainda que, quando surgiu a questão das tarifas, ela lutou contra Donald Trump como ninguém na Europa.
'Deveríamos sair da OTAN?': Meloni destaca falta de opções para 'reagir com firmeza'Gettyimages.ru / Antonio Masiello

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, destacou a falta de opções reais quando lhe pedem para "reagir com firmeza" em sua política externa, afirmando ser criticada por ser "complacente demais".

"Quando me dizem que devemos 'reagir com firmeza', já que estamos falando de política externa e não de uma conversa informal, também preciso que me expliquem qual é a proposta. Queremos romper nossas alianças com nossos aliados históricos? Queremos fechar as bases americanas na Itália? Queremos sair da OTAN?", questionou ela em entrevista a Bruno Vespa no programa 'Porta a Porta'.

A OTAN é uma 'aliança defensiva'? Descubra em nosso artigo.

A primeira-ministra expressou sua convicção de que, nas relações internacionais, "as tensões devem ser reduzidas e soluções buscadas", e que essa abordagem "não significa uma atitude submissa".

"Quando surgiu a questão das tarifas, não creio que alguém na Europa tenha lutado contra Donald Trump como eu. Eu simplesmente trabalhava para chegar a um acordo, enquanto outros preferiam uma escalada", afirmou Meloni. Ela destacou ainda que sempre age em prol dos interesses nacionais da Itália.

QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.

Países europeus enviaram contingentes militares à Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos enviados aos EUA por uma série de países europeus, incluindo Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda e Finlândia, que enviaram militares à Groenlândia. 

  • Países europeus enviaram contingentes militares à Groenlândia para a realização de manobras após repetidas declarações do presidente norte-americano sobre a intenção de assumir o controle da ilha.

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.