Notícias

Rutte evita responder pergunta sobre quem será proprietário da Groenlândia segundo acordo de Trump

O chefe da OTAN declarou que suas conversas com o líder americano foram focadas ans questões de segurança da região do Ártico.
Rutte evita responder pergunta sobre quem será proprietário da Groenlândia segundo acordo de TrumpAP

Em entrevista após seu encontro com Donald Trump no Fórum de Davos, o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, esquivou-se de uma pergunta da Fox News sobre quem controlaria a Groenlândia no futuro acordo anunciado pelo presidente americano.

O apresentador Bret Baier perguntou a Rutte se a Groenlândia continuaria fazendo parte da Dinamarca no futuro acordo, ao que o chefe da aliança militar respondeu que essa questão não foi discutida em suas conversas com Trump.

"Essa questão não surgiu em minhas conversas com o presidente hoje. Ele está muito focado no que precisamos fazer para garantir a proteção desta vasta região do Ártico que está passando por mudanças, onde a China e a Rússia estão se tornando cada vez mais ativas. Foi exatamente nisso que nos concentramos em nossas discussões", disse ele.

"Um pedaço de gelo"

Na quarta-feira (21), Trump anunciou que, após uma "reunião muito produtiva" com o Secretário-Geral da OTAN, as bases para um "futuro acordo" sobre a Groenlândia e toda a região do Ártico haviam sido estabelecidas. O presidente também suspendeu as tarifas de 10% que havia imposto a vários países europeus que enviaram tropas para a Groenlândia.

Horas antes, durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, Trump exigiu "negociações imediatas" sobre a aquisição da Groenlândia. "Não seria uma ameaça à OTAN", declarou.

O chefe da Casa Branca chamou a ilha dinamarquesa no Ártico de "um pedaço de gelo" que, segundo ele, os EUA precisa por razões de segurança internacional: "O que estou pedindo é um pedaço de gelo, muito frio e mal localizado, que pode desempenhar um papel vital na paz mundial e na segurança global", declarou Trump em seu discurso.