
Putin diz que Dinamarca trata Groenlândia como uma colônia

Vladimir Putin afirmou nesta quarta-feira (21) que a Dinamarca tem tratado a Groenlândia com dureza, como se fosse uma colônia.
"Ele a tratou com bastante dureza, para não dizer crueldade", disse Putin. No entanto, ele ressaltou que "isso é outra questão", e por isso duvida que "alguém se importe com isso agora".
"Mas isso certamente não nos diz respeito. Acho que eles resolverão isso entre si", acrescentou.

Em relação à tensa situação em torno da Groenlândia, em meio às ambições dos EUA de obter o controle do território dinamarquês, o mandatário russo afirmou que Moscou e Washington têm experiência na resolução de problemas semelhantes, visto que a Rússia vendeu o Alasca ao governo dos EUA em 1867.
Segundo Putin, à taxa de câmbio atual, a venda do Alasca equivaleria a 158 milhões de dólares. Dado o tamanho maior da Groenlândia em comparação com o Alasca, o presidente observou que seu valor estaria entre 200 e 250 milhões de dólares.
"Se compararmos com os preços do ouro na época, esse valor teria sido maior, provavelmente mais próximo de US$ 1 bilhão. Mas acho que os Estados Unidos podem lidar com essa quantia", enfatizou.
Nesse contexto, Putin explicou que tanto a Dinamarca quanto os EUA têm experiência em compra e venda de territórios, observando que o país europeu "vendeu as Ilhas Virgens em 1917 e os EUA as compraram".
"Portanto, esse tipo de experiência também existe", acrescentou.
