Notícias

'Às vezes você precisa de um ditador', diz Donald Trump

Presidente dos Estados Unidos fez a afirmação enquanto criticava avaliações negativas de suas ações como mandatário feitas pela imprensa.
'Às vezes você precisa de um ditador', diz Donald TrumpGettyimages.ru / Chip Somodevilla

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quarta-feira (21) a necessidade de, por vezes, agir como "um ditador", argumentando que essa noção se explica, em grande parte, pelo senso comum.

"Normalmente, dizem que ele [Trump] é um ditador terrível. Eu sou um ditador. Mas, às vezes, você precisa de um ditador. [...]. Tudo se baseia no bom senso. Não é conservador nem liberal, nem nada disso. É, digamos, 95% bom senso", disse o mandatário durante uma reunião com líderes empresariais na cidade suíça de Davos.

Trump também defendeu seu discurso no Fórum de Davos, afirmando que foi "um bom discurso" e que recebeu feedback positivo.

"Foi uma honra. Fizemos um bom discurso. Recebemos ótimas críticas. Não consigo acreditar. Recebemos ótimas críticas por aquele discurso", disse.

Em seu discurso, Trump fez alusão a questões urgentes na política internacional. O presidente norte-americano criticou a Europa, afirmando que o continente "não está no caminho certo", assegurou que Washington está "ajudando" a Venezuela; alegou que os Estados Unidos superam em muito a China no campo da inteligência artificial e vangloriou-se de ter usado armas "nunca antes vistas" no ataque militar à Venezuela.

Trump também exigiu o início de "negociações imediatas" para adquirir a Groenlândia, porque, segundo ele, a ilha ártica faz parte do território norte-americano, afirmou que o Canadá "vive graças aos EUA", insultou a Somália e os somalis ao declarar que "não é um país" e que seus habitantes "têm um QI baixo".

Além disso, ele atribuiu à Casa Branca o mérito de "manter o mundo inteiro funcionando" e acusou o grupo Hamas de dificultar a paz na Faixa de Gaza, porque, em suas palavras, seus membros "nasceram com uma arma nas mãos".