Mulher vomita sangue e é internada após procedimento para alisar o cabelo

Especialistas apontam que cosméticos para química capilar só devem ser aplicados após confirmação de que o produto foi testado e aprovado por órgãos de fiscalização.

Uma mulher de 38 anos foi hospitalizada em Israel com lesão renal aguda, supostamente em razão de um alisamento de cabelo, informou o portal Newsru.co.il na terça-feira (20). 

Os médicos supõem que a vítima foi intoxicada com ácido glioxílico, um componente encontrado em produtos para alisar o cabelo. Durante o procedimento, a paciente apresentava feridas no couro cabeludo, o que teria intensificado a absorção da toxina e causou graves danos ao organismo.

Alguns dias antes da hospitalização, a mulher alisou o cabelo com produtos químicos, como fazia habitualmente por anos. Desta vez, contudo, ela apresentou os primeiros sintomas ainda durante o procedimento, relatando náuseas e dor de estômago

Seu quadro piorou continuamente, culminando no momento em que ela começou a vomitar sangue. A mulher foi então imediatamente encaminhada para o pronto-socorro do Centro Médico Meir, um hospital regional em Kfar Saba, onde foi diagnosticada com lesão renal aguda (LRA).

Os médicos do hospital avisaram que feridas no couro cabeludo são uma contraindicação para a aplicação de cosméticos com ácido glioxílico, cujo uso só deve ser realizado após assegurar que o produto foi testado e aprovado pelo Ministério da saúde.