Trump: 'EUA mantêm o mundo inteiro funcionando'

O presidente americano utilizou seu palanque durante a cerimônia em Davos, na Suíça, para acusar o país de tirar vantagem dos Estados Unidos.

Durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos 2026, nesta quarta-feira (21), o presidente americano Donald Trump alegou que diversos países europeus prosperaram graças ao apoio dos Estados Unidos. Sem o apoio econômico, financeiro e comercial de Washington, assegurou ele, muitas economias simplesmente não seriam capazes de funcionar.

"A Suíça lucrou US$ 41 bilhões (cerca de R$ 218 bilhões) conosco", estimou Trump, descrevendo o país alpino como um ator pequeno, mas que se beneficiou de sua relação com os Estados Unidos significativamente. "Os Estados Unidos mantêm o mundo inteiro funcionando", acusou, em defesa de sua política de tarifas como uma medida justa e moderada.

O presidente dos EUA afirmou que conhece pessoalmente várias das lideranças europeias diretamente dependentes da assistência americana, pessoas que descreveu como evasivas e incapazes de encará-lo, mas dispostas a "tirar vantagem de todos", especialmente dos EUA.

"Eu poderia dar seis ou sete exemplos dessas pessoas só neste pequeno espaço. Conheço todas elas. Elas me desprezam. Não querem me ver. Não querem olhar nos meus olhos. Mas tiraram vantagem. Todos tiraram vantagem dos EUA", recriminou Trump.

"Eu poderia dizer: 'Quero uma tarifa de 70%'. Aí lucraríamos com a Suíça. Mas a Suíça provavelmente seria destruída, destruída financeiramente. Não quero isso", argumentou o presidente. "Sem nós, a maioria dos países sequer funcionaria", concluiu.