O presidente americano, Donald Trump, lançou duras críticas à Somália durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suiça, nesta quarta-feira (21). Trump apontou que, apesar dos baixos índices de criminalidade nos EUA, o país está lidando com mais de US$ 19 bilhões (cerca de R$ 101 bilhões) em fraudes e acusou "bandidos somalis" de terem roubado essa quantia.
"Como é possível que venham a Minnesota e roubem todo esse dinheiro?", questionou, em referência às grandes manifestações nesse estado americano, caracterizadas pelo confronto de populares com agentes do Serviço de Imigração (ICE), após casos de violência e arbitrariedades marcarem a operação Metro Surge.
"Você acredita? A Somália, ao que parece, tem um QI mais alto do que pensávamos. Eu sempre digo que são pessoas com baixo QI. Como é que vão a Minnesota e roubam todo esse dinheiro?", continuou.
O presidente americano destacou que a situação em Minnesota é um lembrete de que o Ocidente não pode permitir a importação em massa de culturas estrangeiras que não conseguiram construir sociedades bem-sucedidas. Trump acrescentou que a Somália é um "Estado falido", que "não tem governo, não tem polícia, não tem exército, não tem nada".