
Trump critica devolução da Groenlândia à Dinamarca após 2ª Guerra: 'Fomos estúpidos, e eles são ingratos'

Donald Trump classificou como "estúpida" a decisão dos EUA de "devolver a Groenlândia à Dinamarca" após o fim da Segunda Guerra Mundial, acrescentando que agora a nação europeia se mostra como "ingrata".
‼️ "INGRATOS" - Trump condena Dinamarca e diz que EUA foram estúpidos ao devolver Groenlândia ao país europeu pic.twitter.com/NKOAzHtliG
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 21, 2026
"Após a Segunda Guerra Mundial, devolvemos a Groenlândia à Dinamarca. Que tolice a nossa! Mas foi o que fizemos. E agora eles são tão ingratos!", afirmou o líder norte-americano em seu discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos 2026.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GROENLÂNDIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS EUA, NESTE ARTIGO

O presidente voltou a insistir que ninguém pode garantir a segurança da ilha ártica exceto os EUA. Trump lembrou que, no século XX, a Dinamarca caiu diante da Alemanha nazista "após seis horas de combate" e que Washington se viu obrigado a enviar suas próprias forças para manter o território da Groenlândia com "um grande custo e despesa" e estabelecendo bases militares neste "grande e belo pedaço de gelo".
A batalha pelo Ártico se estende às tarifas
- Na semana passada, o presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos provenientes de oito países europeus — todos membros da OTAN: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia — que enviaram forças militares para a Groenlândia em meio às tensões em torno das ambições de Trump de tomar posse da ilha dinamarquesa. Após entrar em vigor a partir de 1º de fevereiro, a taxa aumentaria para 25% em 1º de junho.
- As oito nações afetadas defenderam que o exercício "Arctic Endurance", no qual participaram pouco mais de 30 militares, "não representa nenhuma ameaça para ninguém" e denunciaram a imposição de tarifas por parte de Washington, prometendo uma resposta coordenada.
