
Trump destaca dívida histórica da Groenlândia com os EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta quarta-feira (21) que a Groenlândia tem uma dívida com seu país pela proteção que recebeu durante a Segunda Guerra Mundial.

"O fato é que nenhuma nação ou grupo de nações pode garantir a segurança da Groenlândia, exceto os Estados Unidos. Vimos isso na Segunda Guerra Mundial, quando a Dinamarca caiu diante da Alemanha após apenas seis horas de combate e não conseguiu se defender nem defender a Groenlândia", afirmou durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos.
Trump afirmou ainda que as tropas americanas foram forçadas a defender a ilha ártica dinamarquesa.
"Após a guerra, devolvemos a Groenlândia à Dinamarca. Que estupidez a nossa! Mas fizemos isso. Como eles são ingratos agora!", acrescentou Trump.
Ele exigiu, ainda, "negociações imediatas" sobre a compra da ilha ártica dinamarquesa.
Tarifas
- Em janeiro, o presidente Donald Trump anunciou a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos provenientes de oito países europeus — todos membros da OTAN: Dinamarca, Noruega, Suécia, França, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos e Finlândia — que enviaram forças militares para a Groenlândia em meio às tensões em torno de suas ambições de tomar posse da ilha dinamarquesa. A tarifa deve entrar em vigor a partir de 1º de fevereiro, e aumentar para 25% em 1º de junho.
- As oito nações afetadas defenderam que o exercício "Arctic Endurance", no qual participaram pouco mais de 30 militares, "não representa nenhuma ameaça para ninguém" e denunciaram a imposição de tarifas por parte de Washington. Além disso, prometeram uma resposta coordenada.
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GROENLÂNDIA E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS EUA, NESTE ARTIGO
