O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou no Fórum Econômico Mundial nesta quarta-feira (21) que a Europa "não está no caminho certo", argumentando que essa situação é consequência do aumento dos gastos públicos, da imigração descontrolada e das importações estrangeiras. Ele pontuou que "alguns lugares na Europa já nem são mais reconhecíveis".
"Não quero ofender ninguém dizendo que não a reconheço. E isso não é algo positivo, é algo muito negativo. Amo a Europa e quero que ela prospere, mas não está no caminho certo", afirmou Trump.
Trump vinculou suas críticas a um conceito de desenvolvimento que, segundo ele, foi adotado tanto em Washington sob Joe Biden quanto no Ocidente, baseado na premissa de que "a única maneira de fazer a economia ocidental moderna crescer era por meio de gastos governamentais cada vez maiores". E que isso foi acompanhado por "imigração em massa descontrolada e importações estrangeiras intermináveis".
A consequência, enfatizou ele, foi "um déficit orçamentário e comercial recorde, e um déficit soberano crescente, impulsionado pela maior onda de migração em massa da história da humanidade". Ele acusou Biden e diversos países ocidentais de "virarem as costas para tudo o que torna as nações ricas, poderosas e fortes".