Trump alerta que certas regiões da Europa estão irreconhecíveis

O presidente discursa no Fórum Econômico Mundial de Davos 2026 em meio a tensões com a Europa.

"Certos lugares na Europa já estão irreconhecíveis, francamente", declarou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta quarta-feira (21) em discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos 2026, realizado na Suíça em meio às tensões do líder americano com a Europa por conta da questão da Groenlândia.

"Eles estão irreconhecíveis. Podemos discutir sobre isso, mas não há discussão possível. Amigos voltam de diferentes lugares, não quero ofender ninguém, e dizem: 'Não reconheço mais'. E não no sentido positivo, mas sim no sentido muito negativo. Adoro a Europa e quero que ela vá bem, mas ela não está no caminho certo", acrescentou.

Segundo o líder republicano, nas últimas décadas, tornou-se comum em Washington e nas capitais europeias a ideia de que a única maneira de impulsionar o crescimento da economia ocidental moderna é através de "gastos públicos cada vez maiores, migração massiva descontrolada e importações sem fim".

Para o presidente, o governo anterior dos Estados Unidos, assim como "muitos outros governos ocidentais", seguiu "com grande estupidez" a ideia de que os empregos e a indústria deveriam ser transferidos para outros lugares e que "a energia acessível deveria ser substituída pela nova fraude verde".

Dessa forma, segundo o líder americano, os governos viraram as costas para "tudo o que torna as nações ricas, poderosas e fortes". "E há tanto potencial em tantas nações", concluiu.