Notícias

'Incendiaremos seu mundo', adverte Irã em resposta a ameaças de Trump contra seu líder supremo

"Não lhes deixaremos nenhum refúgio seguro na região", alertou o porta-voz das Forças Armadas iranianas, Abolfazl Shekarchi.
'Incendiaremos seu mundo', adverte Irã em resposta a ameaças de Trump contra seu líder supremoAP / Office of the Iranian Supreme Leader via AP

O Irã está pronto para responder em caso de ameaça contra seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, declarou na terça-feira (20) o porta-voz das Forças Armadas, Abolfazl Shekarchi, divulgou a mídia iraniana PressTV. A declaração é uma resposta a ameaças anteriores feitas ao país pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Trump sabe que, se estender uma mão agressiva em direção ao nosso líder, não apenas cortaremos essa mão — e isso não é um simples slogan — mas incendiaremos seu mundo e não lhes deixaremos nenhum refúgio seguro na região", declarou, ressaltando que Teerã "não dá importância significativa aos clamores" do presidente americano.

"Os inimigos estão cientes disso, mas continuam com sua guerra cognitiva. Eles sabem que, se violarem mesmo que seja um canto do nosso território, neutralizaremos a ameaça antes que ela possa se expandir", acrescentou.

Provocações ao Irã

  • Em meio a ameaças de intervenção no Irã, diante de acusações ao governo do aiatolá Ali Khamenei e do presidente Masoud Pezeshkian em relação aos protestos antigovernamentais iniciados no fim de dezembro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, destacou que "é hora de buscar uma nova liderança no Irã".
  • Trump reiterou suas ameaças na terça-feira (20), ao afirmar que "se algo acontecer, todo o país vai voar pelos ares", sugerindo que foram dadas instruções à sua administração em caso de um atentado contra sua vida.
  • Nesse contexto, o presidente Pezeshkian afirmou no domingo (18) que "atacar o líder supremo do nosso país equivale a uma guerra em grande escala".