China lança com sucesso quatro satélites em órbita a partir de plataforma no mar

Os satélites Tianqi darão suporte a comunicações em missões marítimas, ambientais, de meteorologia, silvicultura, turismo, resgate e geologia.

O Centro de lançamento de satélites chinês de Taiyuan lançou com sucesso em uma órbita programada quatro satélites Tianqi da Galactic Energy da China.

O lançamento foi realizado em 29 de maio a partir de uma plataforma naval no Mar Amarelo, perto da costa da província de Shandong, às 16h12 (horário de Pequim), usando um foguete Ceres-1, segundo um comunicado da empresa.

Os satélites Tianqi, numerados como 25, 26, 27 e 28, serão usados para apoiar as comunicações durante a implementação de projetos no campo da Internet.

Os Tianqi, desenvolvidos pela Guodian Gaoke da China, farão parte de uma constelação de satélites que fornecem compilação e transmissão de dados nos pontos cegos das redes de comunicação usadas em programas marítimos, ambientais, meteorologia, silvicultura, turismo, resgate de emergência e geologia.

O lançamento foi o décimo segundo até o momento do foguete Ceres-1 de quatro estágios e o segundo a partir de uma plataforma marítima.