
Premiê da Groenlândia alerta população para se preparar para possível invasão dos EUA

O primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, pediu que os residentes da ilha se preparem para uma possível invasão militar dos Estados Unidos, diante das crescentes ameaças de Donald Trump de tomar o controle do território que pertence à Dinamarca.

"Não é provável que a força militar seja utilizada, mas essa possibilidade ainda não foi descartada. O líder do outro lado deixou muito claro que nada está excluído e que, naturalmente, devemos estar preparados para qualquer eventualidade", declarou Nielsen em coletiva de imprensa na terça-feira (20).
O primeiro-ministro também afirmou que as autoridades da ilha formarão um grupo de trabalho com o objetivo de ajudar a população a se preparar para possíveis interrupções na vida cotidiana. O governo prepara a divulgação de novas orientações para os cidadãos, incluindo a recomendação de manter em casa reservas de alimentos suficientes para um período de cinco dias.
Nielsen ressaltou ainda que a Groenlândia faz parte da OTAN e, caso ocorra uma escalada, "isso teria consequências para o resto do mundo".
