Maquinista morre após trem de passageiros colidir com muro perto de Barcelona

Pelo menos 15 pessoas precisaram de atendimento médico devido aos ferimentos.

Um trem suburbano da linha Rodalies (linha R4) descarrilou nesta terça-feira (20) entre Gelida e Sant Sadurní d'Anoia, em Barcelona, na Catalunha, Espanha, após colidir com um muro de contenção que desabou sobre os trilhos.

O impacto causou a morte de uma pessoa, o maquinista, e deixou pelo menos 15 feridos. Todos passaram por assistência do Serviço Catalão de Emergência Médica (SEM) e dos bombeiros.

A Defesa Civil da Catalunha informou que cinco dos feridos encontram-se em estado grave. O acidente mobilizou equipes de emergência e provocou a suspensão do tráfego ferroviário na região. 

Outro descarrilamento

Além do acidente na linha R4 , veículos de comunicação locais, como o Metrópoli, noticiaram outro incidente ferroviário, menos grave, na Catalunha, ocorrido minutos antes: um trem da linha RG1 descarrilou entre as estações de Tordera e Maçanet-Massanes após colidir com uma  pedra nos trilhos.

Não houve feridos e, segundo informações divulgadas, havia 10 pessoas a bordo do trem, todas resgatadas pelos bombeiros. O serviço nas linhas RG1 e R1 foi suspenso no trecho afetado.

Os dois acidentes ferroviários na Catalunha ocorreram apenas dois dias após a grave colisão de dois trens de alta velocidade no domingo, 18 de janeiro, em Adamuz (Córdoba, sul da Espanha), uma das piores tragédias ferroviárias do país nos últimos anos.

Segundo os últimos dados disponíveis nesta terça-feira, a colisão deixou pelo menos 41 mortos e 152 feridos, com dezenas de pessoas ainda hospitalizadas enquanto as investigações sobre as causas do acidente continuam.