Notícias

'A Somália nem sequer é um país', diz Trump

Segundo o presidente dos EUA, esta nação "não tem nada que se assemelhe" a um Estado.
'A Somália nem sequer é um país', diz TrumpGettyimages.ru / Celal Gunes

O presidente dos EUA, Donald Trump, não considera a Somália, uma nação localizada no leste da África, como um "país".

"A Somália nem sequer é um país. Eles não têm nada que se assemelhe a um país", disse o presidente dos EUA nesta terça-feira (20). 

"E se for um país, é considerado um dos piores do mundo", insistiu Trump à imprensa.

A declaração surge em meio a uma postura cada vez mais intransigente da Casa Branca em relação aos refugiados e imigrantes somalis nos EUA, após escândalos de supostas fraudes em creches em Minnesota e novos obstáculos à chegada e permanência de cidadãos desse país.

Medidas preliminares

No início de janeiro, os EUA cancelaram toda a assistência que beneficiava diretamente o governo federal da Somália, após acusarem autoridades somalis de destruírem um armazém pertencente ao Programa Mundial de Alimentos, financiado por Washington, e de se apropriarem de 76 toneladas de alimentos destinados à população mais vulnerável.

O Departamento de Estado afirmou em comunicado que "o governo Trump tem uma política de tolerância zero em relação ao desperdício, roubo e desvio de ajuda humanitária vital" e explicou que qualquer retomada dos programas dependerá de Mogadíscio assumir a responsabilidade por "ações inaceitáveis" e adotar medidas corretivas.

Posteriormente, a Somália foi incluída entre os países para os quais Washington suspendeu a emissão de vistos, alegando que seus "imigrantes frequentemente se tornam um encargo público para os Estados Unidos assim que chegam".