Na quinta-feira, Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser considerado culpado em um processo criminal, onde é acusado de 34 crimes ligados à compra do silêncio da atriz pornô Stephanie Clifford, conhecida profissionalmente como 'Stormy Daniels'.
Trump chamou a decisão do tribunal de "uma vergonha" e afirmou que "o verdadeiro veredicto será em 5 de novembro", dia das eleições presidenciais no país norte-americano. Enquanto isso, seu advogado, Todd Blanche, declarou que eles recorrerão do veredicto.
Espera-se que o veredicto seja anunciado em 11 de julho.
Por que há tantas acusações?
O principal delito pelo qual Trump foi condenado é a falsificação de documentos ou registros, mas cada fatura ou documento supostamente adulterado levou a um novo delito, explicou Gabriel J. Chin, um estudioso de direito penal e processual penal, ao The Conversation.
O ex-chefe de Estado foi, portanto, considerado culpado por disfarçar os pagamentos a "Stormy Daniels" como pagamentos a seu advogado, Michael Cohen, que então usou o dinheiro de Trump para pagar a atriz.
Ele poderá entrar na corrida presidencial?
Gabriel J. Chin detalhou que, mesmo condenado, o magnata poderia concorrer à presidência, fazer o juramento do cargo e exercê-lo mesmo na prisão, já que a Constituição dos EUA não o proíbe.
Além disso, o ex-presidente poderá exercer seu direito de voto nas eleições, a menos que esteja preso, porque em Nova York, onde o julgamento está ocorrendo, as regras estipulam que uma pessoa condenada pode votar se não estiver na prisão, relata o The Hill.
Qual poderia ser a sentença?
A sentença será decidida apenas pelo juiz de Nova York, Juan Merchán, sem a presença de um júri. O veredicto deve incluir fatores atenuantes para o ex-presidente, pois envolve crimes não violentos e foi cometido pela primeira vez, o que é um fator positivo para ele. Assim, por exemplo, em Nova York, pessoas sem antecedentes criminais condenadas apenas por falsificar registros comerciais raramente acabam na prisão, sendo mais frequentemente condenadas a multas ou liberdade condicional.
Notavelmente, cada uma das 34 acusações pelas quais ele foi condenado é punível com uma multa de até 5.000 dólares ou um máximo de quatro anos de prisão. No total, Trump poderá enfrentar 170.000 dólares em multas e 136 anos de prisão.
Além disso, espera-se que a sentença seja contestada por anos, e que o caso chegue à Suprema Corte dos EUA.