
Trump afirma que salvou a OTAN de 'virar pó na história'

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (20), em publicação na rede Truth Social, que nenhum outro presidente ou líder mundial fez tanto pela OTAN quanto ele. Segundo Trump, a aliança militar só continua existindo por causa de sua atuação.
"Nenhuma pessoa, ou presidente, fez mais pela OTAN do que o presidente Donald J. Trump. Se eu não tivesse surgido, não haveria OTAN neste momento", escreveu.
Em seguida, declarou que a organização teria desaparecido da história caso ele não tivesse assumido o comando dos Estados Unidos. "Ela teria virado pó na história. Triste, mas verdadeiro", completou.

Durante uma coletiva de imprensa realizada na terça-feira (20), o presidente dos Estados Unidos voltou a levantar questionamentos sobre o comprometimento dos membros da OTAN em caso de um eventual ataque ao território norte-americano.
"Nós iremos em socorro da OTAN, será que eles virão em nosso socorro?", indagou o chefe da Casa Branca ao criticar o que considera um desequilíbrio na relação entre Washington e os demais integrantes da Aliança Atlântica. Segundo Trump, a manutenção da organização tem gerado gastos excessivos para os EUA, o que, em sua visão, exige maior reciprocidade por parte dos aliados.
Apesar das críticas, Trump também reivindicou o protagonismo no fortalecimento da OTAN ao longo dos últimos anos. "Fiz mais pela OTAN do que qualquer outra pessoa, viva ou morta", afirmou o presidente, sugerindo que seu governo foi o principal responsável por impulsionar os investimentos militares dentro do bloco
