Elon Musk reage ao veredicto de culpa contra Trump

Na opinião do empresário, cabe aos cidadãos decidir quem será seu próximo presidente.

Elon Musk qualificou de "preocupante" a notícia do veredicto contra o ex-presidente Donald Trump na quinta-feira, no qual ele foi considerado culpado de 34 crimes.

"Certamente preocupante. O povo americano como um todo deve decidir quem será o presidente", escreveu o empresário no site de rede social X, reagindo à declaração do governador da Flórida, Ron DeSantis, sobre a politização do processo judicial.

DeSantis considera que o processo legal contra Trump foi adaptado à "vontade política" dos atores envolvidos (promotores, juízes e júri) e, portanto, seu curso atesta a "degradação" do sistema judicial. Ele enfatiza que a lei deve ser aplicada de forma imparcial e equilibrada e não se tornar prisioneira da agenda política de um "tribunal canguru [um tribunal que ignora as normas da justiça e da lei]".

"Se o acusado não fosse Donald Trump, esse caso nunca teria sido apresentado, o juiz nunca teria proferido sentenças semelhantes e o júri nunca teria dado um veredicto de culpado", acrescentou.

Em outro de seus comentários, Musk declarou que a decisão no caso criminal de Trump causou "grandes danos" à fé dos americanos que confiam no sistema judicial de seu país.

"Se um ex-presidente pode ser condenado criminalmente por um assunto tão trivial, motivado mais pela política do que pela justiça, então qualquer pessoa corre o risco de ter um destino semelhante", disse.

O ex-presidente estava enfrentando 34 denúncias de falsificação de registros, sob a acusação de falsificação criminosa de registros comerciais e violação das leis de financiamento de campanha ao supostamente pagar 130.000 dólares a Stormy Daniels em troca do silêncio dela sobre seu relacionamento sexual extraconjugal.

A sentença contra Trump será revelada em uma audiência no dia 11 de julho.