O presidente francês, Emmanuel Macron, descreveu um cenário de decadência da ordem mundial, alertando que o planeta está entrando em uma fase perigosa onde "o multilateralismo é enfraquecido por potências que o obstruem ou lhe viram as costas" e onde "as normas são minadas".
"Observem a situação em que nos encontramos. Refiro-me à virada para a autocracia em detrimento da democracia, ao aumento da violência, às mais de 60 guerras em 2024, um verdadeiro recorde", afirmou. Além disso, o líder francês ressaltou que os conflitos, longe de serem excepcionais, "se normalizaram, tornaram-se híbridos e se expandiram para novas demandas".
Segundo Macron, está havendo "uma mudança para um mundo sem regras, onde o direito internacional é pisoteado e onde a única lei que parece importar é a do mais forte". O presidente francês apontou que a situação é "preocupante", pois "estamos destruindo as estruturas que nos permitem resolver a situação" por meio do diálogo e da diplomacia.
"Sem governança coletiva, a cooperação dá lugar a uma competição implacável", concluiu. Macron fez um apelo aos países, especialmente os europeus, para que intensifiquem a cooperação, consolidem sua soberania econômica e construam uma economia estratégica.