Notícias

Ucrânia suspende compra de drones alemães após seguidas falhas no funcionamento

Relatórios apontaram limitações técnicas do modelo HX-2 em testes e no front; o contrato previa a entrega de 4 mil unidades.
Ucrânia suspende compra de drones alemães após seguidas falhas no funcionamentoGettyimages.ru / John Keeble

A Ucrânia suspendeu a compra de drones de ataque da Helsing, considerada a startup de tecnologia de defesa mais valiosa da Europa, após a identificação de falhas técnicas, segundo um documento militar alemão e fontes ouvidas pela Bloomberg, que divulgou a informação na segunda-feira (19).

O drone HX-2 apresentou problemas de decolagem, de acordo com uma apresentação interna das Forças Armadas da Alemanha datada de 20 de novembro de 2025 e elaborada pelo Ministério da Defesa do país.

O modelo, que deveria contar com componentes de inteligência artificial para permitir voo autônomo, não dispunha de parte dessas ferramentas.

Os equipamentos também teriam sido afetados por ações das forças russas na linha de frente, o que interrompeu a comunicação com os operadores.

O que diz a empresa?

A Helsing firmou em 2024 um contrato para fornecer 4 mil drones de ataque à Ucrânia. Desde então, cerca de metade das unidades foi entregue, referentes a um modelo anterior, o HF-1, já criticado por militares ucranianos pelo alto custo e pela baixa eficácia.

Segundo as mesmas fontes, a Alemanha não planeja novos envios enquanto Kiev não manifestar interesse. A empresa, por sua vez, contestou parte das críticas relatadas pela agência e afirmou ser prematuro avaliar o desempenho dos equipamentos.

"Estamos confiantes de que o desempenho dos testes do HX-2 se traduzirá em uma alta taxa de impacto também no campo de batalha, mesmo em condições de guerra eletrônica", declarou.