
Trump recusa encontro com Zelensky em Davos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não planeja se encontrar com o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, informou o portal Politico na segunda-feira (19).

Segundo a publicação, até o dia 19 de janeiro, data de abertura do fórum, não havia reunião prevista entre Trump e Zelensky na agenda do presidente norte-americano.
Um especialista republicano em política externa, ouvido sob condição de anonimato, afirmou que o líder do regime ucraniano "realmente deseja" um encontro pessoal com Trump, mas que a relutância "vem da Casa Branca".
"Zelensky está sempre disposto a se encontrar com Trump porque acredita que os benefícios superam os custos e que, se ele não se reunir pessoalmente com Trump, outros o farão", disse a fonte à publicação.
Na quarta-feira (21), em Davos, líderes da chamada "coalizão de voluntários" têm encontro previsto com Trump para solicitar apoio às garantias de segurança elaboradas para a Ucrânia no início do mês, em Paris.
O enviado presidencial russo Kirill Dmitriev anunciou sua chegada a Davos, onde deve se reunir com o enviado especial do governo Trump, Steve Witkoff, e com o genro do presidente, o empresário Jared Kushner.
