A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, explicou nesta terça-feira (20) qual é o rumo da política da União Europeia (UE): "Não vamos parar na América Latina".
No Fórum Econômico Mundial de Davos, a alta funcionária europeia aludiu à recente assinatura do acordo da UE com o Mercosul, após um quarto de século de negociações, e à sua intenção de continuar aprofundando as relações econômicas com os países da América Latina.
Von der Leyen enfatizou que no ano passado foram firmados novos acordos com o México, o que destacou como exemplo da ampliação do nível de relacionamento do bloco europeu com a América Latina e outras regiões do mundo.
Nessa linha, destacou o estabelecimento de pactos com a Indonésia e a Suíça, ao mesmo tempo em que garantiu que se está avançando em um tratado de livre comércio com a Austrália. No mesmo sentido, também foram iniciadas negociações com as Filipinas, Tailândia, Malásia, Emirados Árabes Unidos e outros países.
Suas declarações foram feitas poucos dias depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aumentar as tarifas em até 25% para oito países europeus pertencentes à OTAN, que se opuseram à anexação da Groenlândia por Washington.