Na segunda-feira (19), durante a cerimônia de encerramento da primeira fase do projeto de reconstrução e modernização do Complexo Industrial de Ryongsong, Kim Jong-un, líder da República Popular Democrática da Coreia, destituiu o vice-primeiro-ministro Yang Son-ho, informou a agência de notícias KCNA.
No evento, Kim afirmou que a etapa inicial da modernização do complexo enfrentou dificuldades e causou perdas econômicas significativas em razão da "irresponsabilidade, grosseria e incompetência dos funcionários responsáveis pela gestão econômica", além de "confusão humana desnecessária".
Ele disse ainda que o Partido dos Trabalhadores da Coreia concluiu que a atual liderança econômica é incapaz de conduzir a modernização industrial e que "uma ruptura com a antiga prática de depositar esperança naqueles que se acostumaram por muito tempo ao derrotismo, à irresponsabilidade e à passividade se tornará um novo ponto de partida para o desenvolvimento inovador no futuro".
Por fim, o líder afirmou que, no caminho para o "progresso rumo à prosperidade", o país precisa de "pioneiros fortes e verdadeiros lutadores que abracem o presente e moldem o futuro".
Após o discurso, Kim visitou um complexo industrial voltado à engenharia mecânica e disse que, após a modernização, a fábrica se tornou "um novo e valioso ativo que fortalece firmemente os alicerces de uma economia autossuficiente".