
Lavrov: EUA são único país ocidental disposto a abordar as causas do conflito ucraniano

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou nesta terça-feira (20) que os Estados Unidos são "o único país ocidental preparado para enfrentar as causas profundas" do conflito armado na Ucrânia.

"O governo Trump, com todas as suas ações sendo amplamente discutidas em todo o mundo, é um governo pragmático e levará em consideração a necessidade não apenas de unir um grande número de países sob sua liderança, como também de considerar plenamente seus interesses legítimos", observou Lavrov em uma coletiva de imprensa dedicada a anunciar os principais resultados da diplomacia russa em 2025.
Segundo o ministro das Relações Exteriores da Rússia, "essa posição — a disposição e a compreensão da necessidade de levar em conta os interesses de um parceiro — é plenamente refletida na abordagem do governo Trump para a resolução do conflito ucraniano".
Lavrov também observou que a Rússia recebeu uma carta do Conselho de Paz para Gaza, para o qual Vladimir Putin foi convidado pelo presidente dos EUA como membro.
O chanceler russo também acrescentou que a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) encontra-se em um estado "lastimável" e chegou a um ponto tão baixo que a situação não poderia piorar.
