Alerta por forte tempestade solar que pode afetar satélites, GPS e comunicações de rádio

O Serviço Meteorológico do Reino Unido emitiu um alerta amarelo por um evento geomagnético G3, com possível escalada para G4.

A Terra poderá ser atingida nas próximas horas por uma tempestade solar provocada por uma ejeção de massa coronal, uma nuvem de partículas carregadas expelidas pelo Sol. O fenômeno poderá resultar em uma forte tempestade geomagnética com capacidade de afetar sinais de navegação por satélite, frequências de rádio e alguns satélites.

De acordo com o relatório citado pelo jornal britânico Metro, o Serviço Meteorológico do Reino Unido (Met Office) emitiu um alerta amarelo por "meteorologia espacial" válido das 00:01 de terça-feira até às 23:59 de quarta-feira (hora local), diante de um evento classificado como G3. Os especialistas apontaram que, embora tempestades desse tipo possam causar interrupções elétricas, consideram improvável um apagão generalizado.

O órgão alertou, no entanto, que a tempestade poderia ser mais intensa do que o previsto e atingir o nível G4. No mesmo dia, a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) também emitiu um aviso de tempestade G4, com risco de problemas de controle de tensão e desconexões preventivas em componentes da rede elétrica.

A meteorologista Krista Hammond, responsável pela meteorologia espacial do Reino Unido, explicou que o Sol liberou a ejeção de massa coronal em 18 de janeiro. Inicialmente, esperava-se que chegasse mais tarde, mas os meteorologistas detectaram que ela viajava mais rápido do que o calculado, então sua chegada está estimada para a noite de 19 de janeiro ou a manhã de 20, embora com incerteza sobre o horário exato.