Nikolas inicia caminhada de 240 km até Brasília em protesto contra prisão de Bolsonaro

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou nesta segunda-feira (19) uma caminhada de mais de 240 quilômetros entre a cidade de Paracatu (MG) e Brasília (DF), em protesto contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e as prisões relacionadas aos eventos de 8 de janeiro. A chegada à capital federal está prevista para o domingo (25).
A mobilização foi batizada por Nikolas como "Caminhada pela Liberdade". Em vídeos divulgados nas redes sociais, ele afirma que a iniciativa é uma resposta simbólica ao que considera abusos de poder cometidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo atual governo federal.
"Eu, como deputado federal, junto a outros deputados e senadores, fico com o mesmo sentimento de vocês diante das prisões injustas de 8 de janeiro e a própria prisão do ex-presidente Bolsonaro, em relação a esse governo e ao Supremo Tribunal Federal", declarou.
"Eu tenho orado para que Deus me desse uma ideia sobre o que fazer, vim pensando e chegou o dia. Por isso, decidi caminhar até Brasília em um ato simbólico para poder trazer luz a todos os fatos que estão acontecendo".
Nikolas também destacou o que chamou de sentimento de apatia generalizada na sociedade diante dos desdobramentos políticos e judiciais no país. "vO brasileiro tem ficado numa posição de praticamente uma manipulação psicológica, onde nada mais abala a gente", afirmou.
Durante o trajeto, ele tem sido acompanhado por apoiadores e por outros parlamentares, como o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que também participa da caminhada.
🥾 Nikolas caminha 240 km até Brasília em protestoO deputado iniciou marcha de 240 km contra a prisão de Jair Bolsonaro e decisões do STF. Segundo ele, a mobilização busca "trazer luz aos fatos" e denuncia o que chama de "prisões injustas".Saiba mais: https://t.co/2J8NZAgb7npic.twitter.com/w4JLhRu15x
— RT Brasil (@rtnoticias_br) January 19, 2026
Nikolas também tem usado a caminhada para relembrar o período de manifestações populares que antecederam o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). "Naquela época, ninguém subestimava a força das manifestações", disse, ao reforçar o papel da mobilização popular como ferramenta de pressão política.
A caminhada tem início no município de Paracatu, na divisa de Minas Gerais com Goiás, e segue por rodovias federais até a chegada em Brasília.
