
'100%': Trump sobre imposição de tarifas à Europa caso não consiga a Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (19) que manterá sua promessa de impor tarifas aos países europeus caso não consiga fechar um acordo sobre a Groenlândia.
"Eu farei isso, com certeza", afirmou em entrevista à NBC News ao responder à pergunta se seguirá adiante com seus planos de impor tarifas à Europa.
"A Europa deveria se concentrar na guerra entre Rússia e a Ucrânia, porque, francamente, vocês sabem o que eles conseguiram com isso", disse Trump. "É nisso que a Europa deveria se concentrar, não na Groenlândia", acrescentou.
Ruptura entre os aliados

O presidente dos Estados Unidos anunciou no sábado (17) a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos de uma série de países europeus que enviaram forças militares à Groenlândia dias atrás, em meio às tensões em torno de suas ambições de se apoderar desse território dinamarquês. Em vigor a partir de 1º de fevereiro, as taxas aumentariam para 25% em 1º de junho de 2026.
Vários países da Europa enviaram recentemente contingentes à Groenlândia para realizar manobras militares, em meio às tensões com os EUA, causadas pelas declarações ameaçadoras de Trump de se apoderar da ilha.
