O presidente dos EUA, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (19) que não se importa com o Prêmio Nobel da Paz, afirmando que "a Noruega controla totalmente" a seleção dos finalistas.
"A Noruega controla tudo, apesar do que dizem", afirmou Trump em entrevista à NBC News. "Eles gostam de dizer que não têm nada a ver com isso, mas têm tudo a ver com isso", acrescentou. "Não me importo com o Prêmio Nobel", continuou, reafirmando que, graças aos seus esforços pela paz, ele impediu oito guerras e salvou muitas vidas.
- Todos os anos, um comitê de cinco membros nomeados pelo Parlamento norueguês concede o Prêmio Nobel da Paz. Em 2025, a líder extremista da oposição venezuelana María Corina Machado recebeu o prêmio; no entanto, ela posteriormente entregou sua medalha ao presidente dos Estados Unidos.
- Trump nunca escondeu seu desejo de ganhar o Prêmio Nobel da Paz, argumentando por diversas vezes que seu papel na redução ou no fim de conflitos globais não foi reconhecido pelas instituições internacionais.
- A Fundação Nobel lembrou no início de janeiro que o prêmio é irrevogável e intransferível e não pode ser compartilhado com terceiros.