
Notícias
Secretário do Tesouro dos EUA adverte Europa contra retaliações 'imprudentes'
Scott Bessent pediu aos europeus para que não questionem as intenções do presidente Trump em relação à Groenlândia.

Diante da crescente tensão em torno da Groenlândia, o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, lançou uma clara advertência aos governos europeus nesta segunda-feira (19) a repórteres no primeiro dia do Fórum Econômico Mundial, afirmando que qualquer retaliação por parte deles seria um erro.
"Acho que seria muito imprudente", afirmou, exigindo ainda a não questionar as intenções do presidente Trump em relação à ilha.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.
Ameaça que rachou a OTAN
- Trump tem insistido em conseguir, "de um jeito ou de outro", que a Groenlândia passe a fazer parte dos Estados Unidos, alegando que barcos de várias nações navegam perto da costa norte americana e que, por isso, Washington precisa "ficar atento". "Sim, precisamos da Groenlândia, absolutamente. Precisamos dela para nossa defesa", reforçou Trump. O presidente deixou claro que não descarta a via militar para se apropriar do território, embora promova preferencialmente a via de um acordo financeiro.

- França, Alemanha, Suécia e Noruega se juntaram em uma missão militar de treinamento na Groenlândia na quinta-feira (15), denominada 'Arctic Endurance'. Como parte da Dinamarca, o território é protegido pela OTAN.
- Trump anunciou sua resposta aos exercícios militares no sábado (17), divulgando a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos aos países europeus que participaram do treinamento. Vigorando a partir de 1º de fevereiro, as taxas aumentariam para 25% em 1º de junho de 2026.
- Oito países afetados pelas tarifas — todos membros da OTAN — divulgaram uma declaração conjunta no domingo (18), na qual condenam as medidas de Trump por "minar as relações transatlânticas e acarretar o risco de uma perigosa espiral descendente". O presidente francês Emmanuel Macron declarou no mesmo dia que mobilizará a União Europeia para aplicar sua 'bazuca comercial' contra os Estados Unidos — um pacote de medidas poderia bloquear o acesso dos EUA aos mercados da UE.
/noticias/26470-brasil-vacinacao-dengue-dose-unica//noticias/26451-veja-interior-ssj-100-aviao-substitui-importados//noticias/26468-presidente-bulgaria-renuncia//noticias/26445-trump-convida-lukashenko-unir-conselho-paz-gaza//noticias/26439-video-morte-medicos-alphaville//noticias/26443-sentem-falta-nord-stream-agora-dmitriev-zomba-europa//noticias/26463-netanyahu-ameaca-teera-resposta-inedita//noticias/26462-trump-nao-revela-forca-militar-groenlandia//noticias/26460-100-trump-sobre-imposicao-tarifas//noticias/26459-trump-importo-premio-nobel//noticias/26458-secretario-tesouro-eua-adverte-europa-retaliacoes//noticias/26446-pequim-apela-eua-deixem-usar-ameaca-chinesa//noticias/26456-ataque-terrorista-ucraniano-contra-escola-zaporozhie//noticias/26435-divulgadas-imagens-aereas-desastre-ferroviario//noticias/26438-numero-bilionarios-ultrapassa-tres-mil//noticias/26442-aviao-evita-pouco-desastre-perder-roda//noticias/26441-russia-lancara-concorrente-starlink-musk//noticias/26433-wagner-moura-tania-maria-indicados-premio-internacional//noticias/26440-premie-japao-dissolve-parlamento-convoca-eleicoes//noticias/26452-completamente-inaceitavel-starmer-critica-tarifas//noticias/26449-preco-ouro-atinge-novo-recorde//noticias/26432-empresa-retira-venda-sete-toneladas-frango//noticias/26431-inesperado-beneficiario-ameacas-trump-groenlandia//noticias/26450-explosao-abala-centro-cabul-capital/
