'Completamente inaceitável': Starmer critica tarifas de Trump contra Reino Unido

"Acho que isso pode ser resolvido e deve ser resolvido por meio de uma discussão tranquila", afirmou o primeiro-ministro do Reino Unido.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, classificou como "completamente inaceitável" o uso de tarifas pelos EUA contra Londres em retaliação ao apoio que vários países europeus têm demonstrado à Groenlândia em meio às recentes tensões em torno da ilha.

"O uso de tarifas dessa forma é completamente inaceitável", afirmou Starmer no domingo (18), durante uma coletiva de imprensa de emergência na capital britânica. "Acho que isso pode ser resolvido e deve ser resolvido por meio de uma discussão tranquila", acrescentou.

Atritos dentro da OTAN por causa da Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos anunciou no sábado (17) a imposição de uma tarifa de 10% sobre todos os produtos de uma série de países europeus que enviaram forças militares à Groenlândia dias atrás, em meio às tensões em torno de suas ambições de se apoderar desse território dinamarquês. Em vigor a partir de 1º de fevereiro, as taxas aumentariam para 25% em 1º de junho de 2026.

"Essa tarifa será exigível e pagável até que seja alcançado um acordo para a compra completa e total da Groenlândia", acrescentou.

Vários países da Europa enviaram recentemente seus contingentes à Groenlândia para realizar manobras militares, em meio às tensões com os EUA, causadas pelas declarações ameaçadoras de Trump de tomar posse da ilha.

Diante dos planos declarados por Washington, oito países afetados — todos membros da OTAN — divulgaram uma declaração conjunta no domingo, na qual confirmam sua solidariedade com a Dinamarca e sua autonomia e respeito à sua soberania e integridade territorial, ao mesmo tempo em que condenam as ameaças de Trump por "minar as relações transatlânticas e acarretar o risco de uma perigosa espiral descendente".

Confira tudo o que você precisa saber sobre a Groenlândia e sua importância para os Estados Unidos neste artigo.