Notícias

Haddad: 'Se Bolsonaro foi eleito, qualquer um pode se sentir apto a ser imperador do Brasil'

Ministro afirma que cenário de radicalização e instabilidade favorece nomes considerados improváveis.
Haddad: 'Se Bolsonaro foi eleito, qualquer um pode se sentir apto a ser imperador do Brasil'Gettyimages.ru / Ton Molina

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (19) que a eleição de Jair Bolsonaro à presidência da República abriu espaço para que nomes considerados improváveis passem a se ver como viáveis na política brasileira.

Em entrevista ao UOL, o ministro avaliou que o atual momento é marcado por radicalização e instabilidade emocional, o que favorece a ascensão de figuras até então fora do radar eleitoral.

"Todo mundo pode chegar à conclusão que se o Bolsonaro chegou à presidência da República, qualquer cidadão está habilitado a ser imperador do Brasil. E isso em função da época que nós estamos vivendo. É uma época de extremo, de pensamento muito radical", afirmou.

Haddad comentou que o ambiente político atual se caracteriza por reações rápidas da opinião pública, muitas vezes impulsionadas por episódios isolados e de forte apelo emocional. Ele citou como exemplo uma operação policial na comunidade da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em dezenas de mortos e causou impacto imediato no humor do eleitorado.

"O ponteiro da eleição está mudando com muita rapidez ao calor, às vezes, do dia, da notícia do dia. [...] Só aquele episódio mudou o humor das pessoas", disse.

Segundo o ministro, o ambiente de polarização e extremismo, em escala global, torna o cenário político mais imprevisível.