
Trump convida Lukashenko a se unir a Conselho de Paz sobre Gaza

O presidente dos EUA, Donald Trump, convidou o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, para participar do Conselho de Paz para a resolução do conflito na Faixa de Gaza. A informação foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores de Belarus nesta segunda-feira (19).

A chancelaria bielorrussa agradeceu o país norte-americano pelo convite, afirmando que a proposta foi comunicada ao presidente da Belarus, que a recebeu positivamente.
"Nossa posição é a seguinte: estamos preparados para participar das atividades do Conselho da Paz, reconhecendo e esperando que esta organização expanda seu escopo e autoridade para muito além do mandato proposto na iniciativa", diz o comunicado.
Segundo o governo bielorrusso, a medida "contribuirá para a construção de uma nova arquitetura de segurança promovida ativamente por Belarus nos últimos anos".
Anteriormente, o Kremlin informou que o presidente russo, Vladimir Putin, também havia recebido um convite para participar do órgão.
"Estamos analisando todos os detalhes desta proposta e esperamos entrar em contato com os Estados Unidos para esclarecer todos os pontos.", declarou o porta-voz presidencial, Dmitry Peskov.
Para conhecer o plano de Trump para Gaza em detalhes, leia nosso artigo.
