A Rússia lançará sua própria rede de internet via satélite análoga à Starlink (operada pela SpaceX de Elon Musk) até 2027, anunciou Dmitry Bakanov, diretor-geral da Roscosmos, na sexta-feira (16) ao Pervyi Kanal.
Bakanov afirmou que um terminal de internet via satélite de tecnologia russa permitirá que usuários em qualquer lugar do mundo permaneçam conectados.
O chefe da agência espacial russa acrescentou que a produção em série dos equipamentos começará antes do final deste ano. Uma constelação orbital com mais de 300 satélites garantirá que o sistema russo "Rassvet" ('Amanhecer') esteja totalmente implantado e operacional até o próximo ano, afirmou o CEO da Roscosmos.
A Starlink fornece internet de alta velocidade através da maior rede de satélites do mundo, com mais de 9 mil na baixa órbita terrestre. O serviço começou a ser implementado em 2020 e, segundo a empresa, já conta com mais de 9 milhões de usuários em mais de 150 países e territórios. Contudo, o serviço ainda não está oficialmente disponível na Rússia.