Notícias

Taxa de natalidade na China em 2025 bate menor nível na história

Registrando menos de 8 milhões de nascimentos e mais de 11 milhões de óbitos, a China enfrenta seu quarto ano seguido de redução populacional efetiva.
Taxa de natalidade na China em 2025 bate menor nível na históriaGettyimages.ru / China News Service

China registrou em 2025 o menor índice de natalidade da história e uma redução populacional pelo quarto ano consecutivo, com cerca de 10 milhões a menos de nascimentos desde seu pico em 2016, de acordo com dados oficiais citados pelo jornal South China Morning Post nesta segunda-feira (19).

Apenas 7,92 milhões de nascimentos foram registrados no ano passado, uma cifra 17% menor do que a do ano anterior, representando o número mais baixo desde 1949, quando os registros foram criados. Comparativamente, 11,31 milhões de óbitos ocorreram no país em 2025, provocando um efetivo declínio populacional, pelo quarto ano seguido.

A queda drástica é avaliada por especialistas como um processo impulsionado pela relutância dos jovens em se casar e pelas crescentes pressões econômicas, apesar dos subsídios governamentais para cuidados infantis e outras ajudas familiares.

As taxas de casamentos são frequentemente correlacionadas às taxas de natalidade no ano calendário seguinte. Ocorre que, em 2024, o país bateu outro marco ao registrar o menor nível de casamentos desde 1980. Entretanto, no ano seguinte de 2025, um aumento de 8,5% foi apontado como um fruto de políticas de estímulo de natalidade, que incluem uma bolsa anual de 10,800 yuan (cerca de R$ 8,300) para cada criança abaixo dos três anos de idade.

Especialistas projetam que isso poderia se traduzir em uma ligeira recuperação dos nascimentos. Um retorno ao crescimento populacional é avaliado como um prospecto improvável, apesar disso, diante de fatores como a diminuição do número de mulheres em idade fértil, destacando a urgência de políticas familiares mais abrangentes e robustas.