
FOTO, VÍDEO: passageiros de trem acidentado na Espanha contam detalhes da tragédia que matou 41

Um passageiro do trem de alta velocidade Iryo, que viajava entre Málaga e Madri no domingo (18), relatou à imprensa local como foram os primeiros momentos do acidente que deixou pelo menos 41 mortos e mais de 150 feridos.
Esto es peor de lo que parecía desde nuestro coche. pic.twitter.com/1VzdLIPAAs
— Carmen (@eleanorinthesky) January 18, 2026

"Parecia um terremoto, um impacto forte, como se eu tivesse sido atropelado. Quando o trem descarrilou, as coisas caíram, as bandejas...", disse Salvador Jiménez ao Málaga Hoy, acrescentando que viu "pessoas com os rostos ensanguentados e aterrorizadas" após o acidente.
Jiménez estava no primeiro vagão, uma casualidade que salvou a sua vida. O último vagão acabou "capotando, com janelas quebradas", e o penúltimo vagão "quase capotou".
A equipe do trem imediatamente pegou martelos de emergência para quebrar as janelas dos vagões capotados e resgatar os passageiros, detalhou Jiménez.
Outros relatos enfatizam o sorte de outros passageiros que ocupavam os primeiros vagões das locomotivas, processando o choque de escaparem de uma situação potencialmente fatal por uma coincidência.
Vamos en el Iryo de Córdoba a Madrid, y a unos 10 minutos de salir el tren ha empezado a temblar muchísimo, y ha descarrilado del coche 6 para atrás. Se ha ido la luz. Nosotros estamos en el vagón 5. Por suerte parece que todo el mundo está bien. pic.twitter.com/NbgYuaiigb
— Carmen (@eleanorinthesky) January 18, 2026
"Cerca de 10 minutos após a partida, o trem começou a tremer violentamente e descarrilou a partir do vagão 6", relatou uma passageira nas redes sociais, identificada como Carmen. "As luzes se apagaram. Estávamos no vagão 5. Felizmente, parece que todos estão bem."
"Na viagem de ônibus de volta, não se ouvia uma única voz; tenho certeza de que todos estávamos revivendo a experiência. Primeiro, senti a vibração do Irio e, em seguida, vi o trem Alvia passar pela janela. Tudo aconteceu muito rápido", publicou a passageira nesta segunda-feira (19).
