Um vídeo de um soldado israelense agradecendo à ONU pela ajuda humanitária que deveria ser entregue aos residentes da Faixa de Gaza se tornou viral nas redes sociais.
A gravação foi compartilhada pelo jornalista palestino Younis Tirawi e também foi publicada pela agência de notícias Quds News Network. O repórter identificou a pessoa no vídeo como o capitão Viberman, um oficial israelense da brigada de infantaria de Guivati.
"Querida ONU. Nossa querida UNRWA [Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo], muito obrigado pela ajuda humanitária. Estamos analisando tudo. Obrigado pelo que vocês conseguiram", diz o homem uniformizado no vídeo enquanto peneira a farinha.
A mídia local informou que "um soldado israelense filmou a si mesmo consumindo ajuda humanitária para palestinos desabrigados".
A filmagem foi feita dias depois que militares israelenses bombardearam um campo de refugiados perto de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, matando dezenas de pessoas inocentes. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, defendeu o ataque mortal, chamando-o de "erro trágico", e dizendo que a intenção não era causar vítimas civis.