
México reage a pouso de avião militar dos EUA no país

As autoridades mexicanas comentaram nesta segunda-feira (19) a presença de um avião Lockheed Martin C-130J Super Hercules da Força Aérea dos Estados Unidos que pousou ao meio-dia do sábado (17) no Aeroporto Internacional de Toluca, no estado do México.
✈️ CIRCULANDO EN REDES: Captan llegada de un Lockheed Martin C-130J Super Hercules de las FF. AA. de EE. UU. al Aeropuerto de Toluca.Sin reporte oficial sobre el motivo de su presencia en territorio mexiquense. 🧐🇲🇽📷📹 Especial #Toluca#AIT#C130J#ÚltimaHorapic.twitter.com/INoLVNcMV4
— El Universal Estado de México (@Univ_Edomex) January 18, 2026

"A respeito das imagens que circulam nas redes sociais mostrando um avião Hercules C-130 no Aeroporto de Toluca, informamos que sua presença se deve a um voo autorizado pelas autoridades mexicanas, relacionado a atividades de treinamento", informou a Secretaria de Segurança do México.
A agência declarou ainda que "essas operações são realizadas de acordo com os protocolos estabelecidos e em conformidade com os acordos de cooperação bilateral".
Segundo relatos, a aeronave partiu da Base Aérea de Abilene, no Texas, às 11h50 do dia 17 de janeiro, chegando ao Aeroporto de Toluca às 14h46 do mesmo dia. O pouso teria sido autorizado pelo Senado mexicano em dezembro passado para a transferência de 60 membros da Unidade de Operações Especiais da Marinha Mexicana.
