Notícias

Iraque anuncia fim da presença militar estrangeira em seu território

A retirada gradual das tropas internacionais foi um resultado de negociações entre Washington e Bagdá em 2024, que ainda acordaram em fortalecer sua cooperação em segurança.
Iraque anuncia fim da presença militar estrangeira em seu territórioGettyimages.ru / Anadolu / Contributor

O governo iraquiano anunciou no domingo (18) a completa retirada das forças da coligação internacional de combate ao Estado Islâmico, liderada pelos Estados Unidos, de suas bases militares no país, informou a Iraqi News Agency. A saída foi confirmada após a partida das últimas unidades da base aérea de Ain al-Asad, localizada na província de Al Anbar, na região oeste do país.

A transição de controle foi realizada de forma coordenada, com as instalações e operações passando para a plena responsabilidade das forças de segurança iraquianas. O acordo para o fim da presença militar estrangeira foi resultado de negociações entre Washington e Bagdá em 2024, que visam uma nova relação de segurança bilateral.

A região semi-autônoma do Curdistão, no norte do Iraque, ainda abriga forças dos EUA na base aérea de Harir. O governo iraquiano central não exerce controle total sobre esta região, que possui uma administração própria e forças de segurança.

Cooperação anti-terror

O governo iraquiano expressou confiança na capacidade de suas forças de manter a segurança contra a ameaça terrorista. Citado na reportagem, o comitê militar afirmou que as forças armadas do país são "plenamente capazes de impedir o reaparecimento do Estado Islâmico no Iraque e sua infiltração através das fronteiras".

Apesar da saída das tropas da coligação, o Iraque busca fortalecer a cooperação bilateral em segurança com os Estados Unidos, focando em treinamento, aquisição de equipamentos, exercícios conjuntos e coordenação operacional. O comunicado também indicou que o país continuará a oferecer apoio logístico à coligação para suas operações na Síria, através da base aérea em Arbil, capital do Curdistão Iraquiano.