
Economia chinesa cresceu 5% em 2025 sob pressão das guerras comerciais

O Produto Interno Bruto (PIB) da China cresceu 5% em 2025 em comparação com o ano anterior, atingindo a meta anual de cerca de 5%, conforme dados do Departamento Nacional de Estatísticas da China (NBS) divulgados nesta segunda-feira (19).
A agência revelou que o PIB chinês alcançou o recorde de 140 trilhões de yuans (cerca de R$ 107,9 trilhões). No quarto trimestre, a economia expandiu 4,5% em relação ao ano anterior e cresceu 1,2% em relação ao trimestre anterior, informou o DNE.

Este resultado demonstra a capacidade do país em manter o crescimento econômico, impulsionado principalmente por um forte desempenho nas exportações. A evidência da atratibilidade da economia chinesa complementa o superávit comercial recorde registrado no balanço de 2025, resultado de uma política de diversificação, apresentando os limites de influência da política tarifária de Trump contra o país.
QUAIS SÃO AS GUERRAS COMERCIAIS DA ERA TRUMP E SEUS OBJETIVOS? SAIBA MAIS EM NOSSO ARTIGO.
Adicionalmente, o valor adicionado das empresas industriais aumentou 5,9% em relação ao ano anterior, enquanto o setor de serviços cresceu 5,4%. A produção total de grãos atingiu cerca de 715 milhões de toneladas, um aumento de 1,2% em relação ao ano anterior.
Enquanto isso, o total de vendas no varejo de bens de consumo atingiu 50 bilhões de yuans (cerca de R$ 38,6 bilhões), um aumento de 3,7% em relação ao ano anterior.
